O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está investigando o que aconteceu na subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para ter provocado apagão em várias regiões na noite de quarta-feira (3).
Um corte na transmissão de energia de Itaipu, depois de um incêndio, deixou vários bairros do Rio no escuro. O apagão também atingiu municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana. Foram mais de três horas sem energia elétrica.
Passava de meia-noite e a luz na Taquara ainda não tinha voltado. Na estrada do Cafundá, iluminação somente a dos carros. Postes, sinais de trânsito, comércio e casas ficaram às escuras. A opção de muitos moradores foi ficar do lado de fora.
"Estamos desde 21h sem luz. Faltou luz aqui geral. Jacarepaguá tá tudo sem luz”, disse um morador. A Light informou numa nota oficial que a luz foi restabelecida por volta de meia noite. Mas na Taquara, só voltou meia hora depois.
Além de Jacarepaguá, o corte no abastecimento atingiu Cascadura, Campo Grande, Higienópolis, Guadalupe e Penha. Ainda ficaram sem energia as cidades da Baixada, Nova Iguaçu e Seropédica. E na Região Metropolitana São Gonçalo e Niterói.
O corte na energia também atingiu municípios das regiões Sul, Centro Oeste e Norte. Foi uma determinação do Operador Nacional de Sistema Elétrico por causa de um incêndio num equipamento numa subestação em Foz do Iguaçu, com vazamento de óleo.
Segundo o ONS, a medida foi para evitar um apagão no país. A interrupção no fornecimento de energia aconteceu às 20h56. Vinte e cinco minutos depois as concessionárias foram orientadas a ligar o abastecimento.
A light e a ampla informaram que o fornecimento de energia já foi normalizado em todas as regiões do estado atingidas pelo apagão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário