Só 12,5% das estradas brasileiras são asfaltadas. Índice é de 64,5% nos EUA
e de 47,4% na Índia
Se a concessão de rodovias anunciada pelo governo foi comemorada pelos
empresários, está longe de ser uma panacéia. O Brasil é lanterna no ranking dos
grandes países em relação ao total de estradas pavimentadas. Países tão
extensos quanto nós estão em situação melhor. No Brasil, há 220 mil quilômetros
de estradas asfaltadas, ou 12,5% da total de 1,7 milhão de quilômetros.
Segundo pesquisa de Geraldo Aguiar de Brito Vianna no livro “O Mito do
Rodoviarismo no Brasil”, nos EUA, que tem malha de 6,5 milhões de quilômetros,
64,5% são asfaltados. A Índia, com 3,4 milhões de quilômetros, tem 47,4%
pavimentados, ou 1,7 milhão de quilômetros – o equivalente à malha total do
Brasil. Na China, o índice é de 81%; no México, 49,5%; na Austrália e na
Turquia, 41,6%; e na Rússia, 84,7%.
- O Brasil tem dois grandes desafios a enfrentar, melhorar a qualidade dos
corredores e pavimentar mais de um milhão de quilômetros. Dizer que o Brasil é
um país rodoviarista é uma falácia. O Brasil não é rodoviarista, nem
ferroviarista, não é nada – disse Moacyr Duarte, presidente da Associação
Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
Risco de maior desigualdade
Para Paulo Resende, especialista em logística da Fundação Dom Cabral, ao
ampliar fortemente as concessões, há o risco de, se o governo não investir em
outras estradas, aumentar a desigualdade:
- Sem outras rotas em boas condições, as estradas com pedágio podem ter
ainda mais movimento. No Brasil, a infraestrutura não leva o desenvolvimento às
regiões. Ela é feita para suprir a demanda de onde já há desenvolvimento.
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