Parcela da malha viária concedida à iniciativa privada subirá para 1,37%
Se desta vez o plano do governo
sair do papel, o Brasil vai se isolar no ranking dos países com maior quilometragem de estradas com pedágio: 23,4 mil quilômetros, somando
as concessões estaduais e federais atuais e futuras. Hoje o país tem 15.473
quilômetros, próximo aos 12,8 mil quilômetros da Alemanha. E há, no Brasil, 283
praças de pedágio. Se for mantida a proporção, serão mais de 420 praças no
país.
Em termos absolutos, o tamanho da malha rodoviária com pedágios será compatível com a dimensão continental do Brasil - quinto
maior território do mundo. Mas, em relação à sua malha viária, a parcela de
rodovias cedidas à iniciativa privada continuará pequena na comparação internacional mesmo após o pacote
de concessões lançado pelo governo
semana passada.
O Brasil passará de 0,90% de sua malha concedida para 1,37%, ficando mais
próximo da Alemanha (1,98%) e muito acima dos EUA, com 0,13%.
- Muitos países do mundo estão, com
a crise global, retomando projetos de concessão, esse ranking pode mudar em
breve. Mas isso é uma tendência - afirmou Moacyr Duarte, presidente da
Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
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