Governo do Rio financia investimento para modernização da apicultura. Ideia é melhorar a qualidade do produto no estado
A apicultura, com 1.418 produtores no estado, segundo censo da Emater-Rio, ganhou reforço para o seu desenvolvimento. A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária está concedendo financiamento para incentivar e modernizar o setor. A iniciativa visa permitir a melhoria das condições de manejo, coleta, processamento e envasamento do mel utilizando as boas práticas de produção recomendadas pelos técnicos.Assim, o produto chegará aos entrepostos de mel e cera com a qualidade necessária para ser bem manipulado, beneficiado e comercializado, melhorando a qualidade do produto no estado, maior centro consumidor de mel do país. Para o coordenador do programa, José Henrique Moraes, a medida aumentará índices de produção e produtividade.
Para investimento, o financiamento tem o teto de R$ 30 mil, com três a cinco anos para pagamento, e de um a dois anos de carência. Já para custeio, o limite é de R$ 10 mil, com até 18 meses para pagamento. Os recursos poderão ser aplicados na aquisição de insumos, serviços de mão de obra e aquisição de equipamentos. A linha de crédito, com juros de 2% ao ano e recursos do Tesouro Estadual, é a mesma já disponibilizada para fomentar a fruticultura, agroindústria familiar e bovinocultura de leite.
Na primeira etapa, o programa vai atender os produtores de Resende, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Sumidouro. Até 2013, todo o estado deverá ser contemplado. Para se cadastrar, os produtores devem procurar os escritórios da Emater-Rio.
“O produtor deverá apresentar documento assinado pela Emater-Rio e pela associação local de apicultores comprovando estar na atividade há mais de dois anos, ter experiência no setor e parte da renda familiar proveniente da venda de mel e derivados”, informou Moraes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário